Declaração de Posição sobre a Situação do País

O Parlamento Juvenil, movimento de advocacia em prol dos direitos e prioridades da juventude, está a acompanhar com profunda inquietação a crise política, económica e social que assola o país. Nos últimos anos, Moçambique se afirmou no panorama internacional como referência e exemplo de reconciliação pacífica e crescimento económico, mesmo que ainda não traduzido em desenvolvimento inclusivo. Hoje, somos chamados a conjugar o verbo no passado!
Moçambique está a ser atravessado por um ANJO MAU caracterizado por um período de crise de quase tudo e confiança em quase nada. Uma crise generalizada e absoluta abate-se sobre o país e, nos intima a um novo Pensar Moçambique. Um Pensar Moçambique que não pode ser mais comunicado dos dirigentes ao povo através do escrutínio das fontes das boas ideias baseado nas relações de simpatia e poder.

Os jovens Moçambicanos estão atentos às transformações geopolíticas e estratégicas internacionais, que influenciam sobremaneira as políticas de ajuda externa global, incluindo as crises prolongadas nos BRICS, a recuperação da economia Americana, a vaga de migrações para a Europa e a quebra dos preços mundiais das principais commodities de exportação nacional que têm sido evocadas para justificar a crise.

Descarregue AQUI a posição na íntegra.