SABIAS QUE 08 DE SETEMBRO É O DIA INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO?

O Dia Mundial da Alfabetização foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) através da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1967.

Já dizia o pedagogo Paulo Freire que “a alfabetização é mais, muito mais, que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo, é a habilidade de continuar aprendendo e, é a chave da porta do conhecimento”.

Como um fundamento dos direitos humanos e da dignidade, a alfabetização é vital para o desenvolvimento económico e social, para a igualdade de género e para a criação de uma sociedade mais inclusiva e sustentável.

Sobre Moçambique:

Infelizmente em Moçambique esta data ainda não pode ser plenamente comemorada visto que os dados são deveras preocupantes. Frequentar a escola (sobretudo a escola que sabemos estar distante do ideal) não garante a alfabetização, o que aumenta ainda mais o desafio de levar o conhecimento pleno para todo cidadão Moçambicano.

Segundo o director nacional de Alfabetização no Ministério da Educação, Laurindo Nhacune (2015), “apesar dos progressos alcançados, a taxa de analfabetismo no país continua entre as mais altas do mundo, principalmente entre as mulheres, cuja taxa de analfabetismo é superior (64,2%) em relação aos homens (34,6%), e mais alta nas áreas rurais (81,2%) do que nas urbanas (46,1%)”.

De acordo com o IDS (2011), 41% das mulheres das áreas rurais não frequentaram a escola, enquanto nas urbanas esta percentagem é de 13%. Entre os homens rurais, estas proporções situam-se em 18% e 4%, respectivamente.

A alfabetização é a peça-chave para a diminuição das injustiças sociais, já que a circulação de ideias e saberes está intrinsecamente relacionada com a diminuição da pobreza.