Sobre Nós

O Parlamento Juvenil de Moçambique (PJ) é uma plataforma analítica e apartidária, mais abrangente do movimento juvenil, orientada para a reflexão e participação dos jovens na implementação dos seus direitos e responsabilidades, assim como na apresentação das suas preocupações e prioridades aos órgãos de tomada de decisão; um viveiro para as futuras lideranças do país.

 

O PJ foi fundado a 10 de Dezembro de 2008, na sua 1ª Sessão que teve lugar na Cidade de Maputo e, é constituído por jovens em representação de 120 organizações juvenis das 11 províncias do país.

O Objectivo Geral da nossa Intervenção Estratégica 2015 – 2019 é:

Engajar construtivamente a juventude, mulheres e homens, no activismo, diálogo, advocacia e monitoria dos processos políticos e sociais, de forma vibrante, tolerante, inovadora, neutral e corajosa, em prol da inclusão, boa governação e desenvolvimento sustentável.

 

Este objectivo expressa a preocupação do Parlamento Juvenil em implementar um programa com uma vibrante e tolerante participação da juventude, que garanta que os seus direitos sejam respeitados e que as políticas económicas de desenvolvimento adoptadas produzam resultados sustentáveis e contextualizados.

A intenção desta estratégia é garantir que os seus objectivos sejam género-inclusivos, específicos, mensuráveis, alcançáveis, realísticos, relevantes e limitados no tempo.

 

O Pj Tem, também, como objectivos, contribuir através de debates, auscultação pública, acções de formação, pesquisas, educação cívica, advocacia, monitoria, lobby e emissão de posições para transformar os determinantes socio-políticos, na perspectiva da Juventude, que incidam no fortalecimento da democratização da sociedade.